litigios

Nos termos da LEI 144 / 2015, de 8 de Setembro, informamos que em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma entidade de resolução alternativa de litígios de Consumo.

Dependendo da localização geográfica do consumidor, pode recorrer sobre transações físicas ou online, às seguintes entidades oficiais RAL (nacionais):

Contactos - CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo

Centro CACRC - Contactos

CACCL (centroarbitragemlisboa.pt)

CACC (madeira.gov.pt)

CICAP – Tribunal Arbitral do Consumo

Contactos – TRIAVE

Contactos - CNIACC – CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO - CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

Em caso de litígio de consumo no comércio online, pode recorrer aqui a um sistema de resolução online, também conhecida por Plataforma ODR ("online dispute resolution") ou por sistema de resolução de litígios em "linha" (RLL), criada pela UE e com competência para a resolução de litígios relativos às obrigações contratuais resultantes de contratos de venda online.